Nunca tive dúvidas quando me perguntavam: “o que você vai ser quando crescer”? Queria ser professora e mãe. O que não pensei à época é que também seria avó. Para minha alegria, a vida me presenteou com dois lindos netos.
A graduação em Letras e Literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ me aproximou do prazer do magistério, dos livros e da escrita. Algum tempo depois, me graduei em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, pensando que poderia ser uma professora melhor. E foi assim que me apaixonei pela Educação. Paixão das grandes, e que não arrefeceu com o tempo, muito pelo contrário. O mestrado e o doutorado, ambos em Educação, foram caminhos naturais para aprofundar conhecimentos, o primeiro na UERJ e o doutoramento na Universidade Federal da Bahia – UFBA. Salvador foi o local onde encontrei um orientador que compartilhasse comigo a paixão pelas questões corporais e a ludicidade, e para lá me mudei com armas e bagagens, ou melhor, com bagagens sim, mas desarmada, aberta para a grande aventura de pesquisar e aprender mais. Deixei por um tempo as serras mineiras que me encantam, e voltei a sentir com mais frequência o cheiro e o barulho do mar que marcou grande parte de minha vida. Lá entrei em contato com as danças circulares, fiz cursos para conhecê-las melhor e as incorporei à minha prática pedagógica. Foram quatro anos fundamentais para meu trabalho profissional e para meu crescimento pessoal.
Ao longo dos anos, atuei como professora da rede pública e particular do Rio de Janeiro na Educação Básica, nas funções de professora e supervisora. Meu desejo de trabalhar com a formação de professores que trabalham com a criança e aprofundar áreas de conhecimento que me fascinam como corporeidade, ludicidade, arte-educação e literatura infantil, também uma manifestação artística, me levaram a prestar concurso para dar aulas no ensino superior na UFSJ – Universidade Federal de São João del-Rei. Logo vieram as aulas e as orientações das pós- graduações e do Mestrado que alimentavam meu gosto pela pesquisa.
Um resultado muito significativo de meus estudos e pesquisas nas áreas acima citadas e dos muitos anos de prática de sala de aula foi a criação da proposta pedagógica e psicomotora Bioexpressão, fundamentada nos estudos da unicidade soma-psique e da bioenergética, sobre a qual desenvolvi meu doutoramento e inúmeras pesquisas, incluindo a orientação de pesquisas de mestrado, doutorado e muitas iniciações científicas, além do livro que tem este nome como título principal. E, nesse caminhar, surgiram os estudos da resiliência e inteligência emocional que considero capacidades fundamentais a serem desenvolvidas por todos nós, adultos e crianças, em um mundo de muitas pressões e tensões.