Processo de autoconhecimento, cuidar de si e resiliência por meio de maior compreensão da importância do movimento, do fluxo de bioenergia e da educação das emoções.
A Bioexpressão nasceu de um grande desejo: contribuir para a formação do ser humano. Transformações mais profundas implicam uma mudança de atitude, implicam uma nova postura diante da vida; não apenas uma mudança cognitiva com a aquisição de novos conhecimentos, mas também uma mudança emocional, corporal e espiritual. Os conhecimentos e experiências aqui compartilhados têm por finalidade estimular o processo de autocuidado, de maior conhecimento e percepção de si e do outro, assim como maior leveza. Tendo seus fundamentos nos estudos da bioenergia de Wilhelm Reich e de seus continuadores, a Bioexpressão traz como base a visão de que trabalhar o corpo significa trabalhar o ser em sua totalidade soma-psique. Unindo conhecimentos teóricos e vivenciais, traz possibilidades para que o corpo seja ouvido e se expresse através de atividades artísticas e lúdicas, que muito mais que momentos divertidos ou simples passatempos, são momentos de descoberta, de construção e compreensão de si; estímulos à autonomia, à expressão pessoal e às inter-relações.
Embora seja o tema de meu doutorado, a intenção, aqui, é trazer pequenos textos que enfoquem pontos significativos em uma linguagem não acadêmica.